Trilhas


Além de maravilhosas praias Ilhabela conta com inúmeras trilhas e cachoeiras em meio a mata fechada para tornar suas férias ainda mais completas. As trilhas possuem diferentes níveis de dificuldade e sua escolha depende apenas do seu gosto e das suas condições físicas para este tipo de atividade. Contamos com guias experientes para as seguintes opções:


Cachoeira do Veloso

(NIVEL BAIXO)

Três quedas d’água com aproximadamente 50 m de altura resultam da bifurcação de um rio numa área com vários paredões rochosos, oferecendo um visual paradisíaco. A primeira queda pode ser alcançada por uma trilha de nível baixo em cerca de 35 minutos de caminhada. Ela despenca sobre um poço de cerca de 70m² que chega a 1,70 metros de profundidade e permite alcançar com facilidade a base da parede de rocha. A trilha para alcançar as demais quedas é bem mais íngreme e perigosa. É necessário enfrentar mais 40 minutos montanha acima sendo preciso engatinhar em muitos trechos. Há duas grandes quedas no alto, uma para baixo do rio num precipício de 50 metros com vista do canal e da Serra do Mar. A segunda queda, para o alto do rio, mostra outro paredão com mais de 50 metros por onde a água desce da montanha.


Trilha da Água Branca

(NIVEL BAIXO)

Localizada no início da estrada que leva até a Praia dos Castelhanos esta trilha é de fácil acesso, bem demarcada e possui uma guarita no início dos limites do Parque Estadual de Ilhabela. Três caminhos conduzem a várias cachoeiras de águas cristalinas com piscinas, duchas e área de piquenique.


Trilha das Cachoeiras do Couro do Boi e da Friagem

(NIVEL MEDIO)

Localizada ao norte da ilha a trilha começa na Praia do Viana e leva para ambas as cachoeiras. O percurso total é de cerca de três horas de caminhada. As cachoeiras não são tão exuberantes se comparadas com as demais da ilha, porém a caminhada pela trilha é muito fechada e possibilita um contato muito próximo com a fauna e flora características da mata atlântica. Portanto esta trilha é mais recomendada por conta do caminho do que o destino em sí.


Cachoeira da Lage

(NIVEL MEDIO)

Seguindo de carro sentido sul da ilha até a Ponta da Sepituba e continuando por pela trilha numa caminhada de cerca de 45 minutos (a mesma trilha que leva ao Bonete) encontramos a cachoeira da Laje. Apesar de ser considerada como nível médio trata-se de uma trilha muito segura por ser aberta e sem outros desvios. A cachoeira conta com Tobogãs piscinas naturais que tornam esta cachoeira um verdadeiro parque aquático. Na volta é possível retornar por outra trilha que leva até a Fazenda da Laje, onde é possível visitar a costeira do Buraco do Cação que é um dos destonos preferidos para a prática do Rapel de Costeira.


Trilha Cachoeira do Bananal

(NIVEL MEDIO)

É um belo convite para quem quer apreciar ou mesmo ter um contato mais próximo com a natureza. Durante o percurso é possível observar de perto as belezas da Mata Atlântica e exemplares da fauna e flora nativas. A trilha não exige muito esforço físico pois não existem grandes desníveis (aclives e declives). Porém durante a caminhada encontramos alguns obstáculos tais como córregos naturais, troncos, pedras e em alguns pontos vegetação densa. A chegada na cachoeira é uma surpresa à parte pois a beleza da queda d’água somada com a maravilhosa vista do canal de São Sebastião superam qualquer expectativa! Na cachoeira é possivel escorregar em um tobogã natural, se banhar em queda d’água e ainda desfrutar da vista privilegiada.


Pico do Baepi

(NÍVEL ALTO – com opção de pernoite)

De grande dificuldade, esta trilha pode ser percorrida em 4 horas de caminhada até atingir os 1058 metros de altitude, de onde é possível vislumbrar a vista panorâmica da cadeia de montanhas da Ilha, o canal de São Sebastião e boa parte da Serra do Mar.


Pico de São Sebastião

(NIVEL ALTO – com opção de pernoite)

Localizada ao sul da ilha esta trilha conduz ao ponto mais alto do arquipélago atingindo 1379 metros de altitude. Várias trilhas de caçadores  tornam o caminho muito difícil pois fica fácil se perder na mata e por conta disto  é imprescindível o acompanhamento de um guia experiente.


Trilha Castelhanos/Bonete

(NIVEL ALTO – com pernoite incluso)

Um Off Road 4×4 faz os traslado desde a cidade até na praia dos castelhanos onde começa a aventura. A trilha possui nível de dificuldade alta desde a Praia dos Castelhanos até a Praia do Bonete. Por conta da distância e tempo na trilha temos o pernoite na Praia do Bonete com retorno por outra trilha, com duração de 4 horas de caminhada, que passa pela Cachoeira do Areado e pela a Cachoeira da Lage até a Ponta da Sepituba, onde o Off Road 4X4 estará aguardando para retorno até a agencia na Vila (Centro Histórico).


Trilha do Bonete

(NIVEL ALTO)

Nesta trilha que liga a Ponta da Sepituba à Praia do Bonete ficam duas das principais cachoeiras da Ilha, a Lage e o Areado. A trilha corresponde a um largo caminho entre as árvores com uma pequena picada ao centro, onde a vegetação rasteira não cresce devido ao vai e vem dos habitantes do Bonete e dos visitantes das duas cachoeiras. Outros trechos da trilha complicam particularmente quando chove, o que não é raro, tornando o piso escorregadio. No total, da Sepituba ao Bonete, o percurso leva de 4hs a 4h30min para ser percorrido.


TRILHAS

trilhas (1)

trilhas (3)

trilhas (4)

trilhas (8)

trilhas (9)

cachoeira do gato (3)

trilhas (23)

trilhas (19)